Tem dias que a gente acorda cismada ou a TPM tá batendo forte ou sei lá o que mas não tem coisa pior do que estar com uma pulga atrás da orelha com o cabelo. Chega um dia que parece que ele não cai bem, a sua escova não dá jeito e as hidratações caseiras parecem não dar mais efeito. A realidade é dura mas talvez só exista uma saída: Cortar o Cabelo.
Eu sei, é como desapegar de um filho. É como se parte de você estivesse indo embora na tesoura. Já vi relacionamentos (cabeleireira e cliente) romperem por conta de milímetros no corte. A gente quer “dois dedinhos” e eles querem “pelo menos quatro”. É duro aceitar que é necessário deixar crescer – cortando as madeixas.
Eu, sem querer ao longo de um ano, cortei muito meu cabelo. Como se de repente nem me importasse mais. Tem dias que me arrependo ao ver fotos de 2008 com cabelo de índia porque ele era abaixo da cintura e de cor única. Por outro lado, acho que marcou uma fase. Tenho saudades do cabelão mas as mechas e o cabelo mais curto hoje tem muito mais a ver com a minha personalidade.
Aqui vão 5 dicas básicas – e nada secretas – pra gente saber que já deu! A hora é de fazer as pazes com a tesoura. Ela não é tão ruim assim.
Corte o cabelo quando nenhum shampoo cair bem
Ok, pode ser que seu cabelo tenha se acostumado com a marca (e isso acontece muito – ou que você esteja usando o produto errado mas se estiver fazendo tudo certinho, e mesmo assim o cabelo não dá jeito a explicação para o efeito pesado é o corte vencido.
Corte o cabelo quando as pontas embaraçarem muito
Se os fios tiverem pontas duplas, vão embaraçar por qualquer ventinho. E se for esse o caso tá tanquilo, a tesoura é tranquila só pra tirar esse fio duplo que já não recebe nenhum nutriente dos produtos.
Corte o cabelo quando não ficar bonito nem com escova
Você capricha na escova, já do mesmo jeitinho e o cabelo não obedece. Ele fica com as pontas com aspecto ressecado tipo espigadinho. Sem conta que não vira nem pra dentro, nem pra fora.
Corte o cabelo quando crescer pouco e parecer sem vida
Acontece muito com pessoas que tem pouco cabelo e fios mais finos. Ao longo do cabelo parece que o fio perde a força e vai ficando mais “ralo”. Ai não tem jeito. É preciso igualar.
Corte o cabelo quando ressecar com facilidade
Se você tem cabelo longo e fica muito tempo sem cortá-lo, já deve ter notado que os fios ficam mais secos e ásperos. Esse é um claro sinal de desidratação, já que a oleosidade natural da raiz não consegue chegar às pontas. Para melhorar, só mesmo cortando.