Amo estudar décadas e a moda juntamente com a música e a maquiagem.
A gente começa a ler a ver referências e a mergulhar na década como se desse uma vontade de voltar naquele tempo e viver tudo aquilo. Falando de anos 60 resumidamente e grosseiramente falando a gente revê muita mudança no comportamento por conta do Rock and Roll – graças a sensação Elvis Presley. Para eles, blusão de couro, topete e jeans.
O tempo das motos, das lambretas e toda aquela rebeldia. No cinema tinha James Dean e Marlon Brando. Naquele tempo a moda foi ficando mais democrática e menos única. A saia lady like deixa de ter tanta importância porque começamos a usar calças cigarrete e claro, a minissaia.
Lembraram da famosa época Twiggy? Estampas e mais estampas – geométricas e românticas – acompanhada com variação de materiais com visão futurista. Claro, não poderíamos nos esquecer da bota Branca!
Enquanto isso, no mundo da make o foco era os olhos, sempre muito marcados. Batons mega claros. O ar era romântico e retrô. A make era chamada de cut crease. Para ficar mais fácil, estilo muito usado pela Adele nos dias de hoje.
Bom, só foi pra dar uma lembradinha rápida no que aconteceu naquela época e no que vamos usar ainda nos dias de hoje. Uma série de elementos como sapatos boneca, verniz, loafers, casaco-vestido com botões encapados, salto sabrina, meias-calça, 3/4. Feminilidade à altura. Estampas fofas, shapes de menina-mulher e inclusive a make também. Fazendo um rateio do que tenho visto por aí encontrei um editorial da Harper’s Bazzar Inglesa de setembro com vários elementos instigantes dos anos 60. Assim como na Numéro China’s de setembro também um super editorial e P&B com influência na década fofa.
Tão feminino quanto usável e atual. Dá pra gente se inspirar super na década e render looks modernos e elegantes, não? Gostam?