Meu pensamento fashionista junto com a fofa – Lauriê não me deixaram em paz e resolvi falar sobre Oxford!
Eu olho pra esse tipo de calçado e me lembra Europa uma coisa meio século XVIII e resolvi pesquisar sobre o sapatinho de príncipe.
O primeiro sapato de cadarço foi criado em 1640 e virou febre entre os estudantes da Universidade de Oxford. Daí o nome. – Suspeitei desde o princípio.
Mas vocês devem estar se perguntando o que é um sapato Oxford e por que estou falando dele?!
O sapato que recebeu o nome da universidade tem como característica ser fechado, com cadarço e de gáspea e traseira sobreposta às laterais. Gáspea?! Sim, gáspea são duas peças onde a biqueira fica sobreposta à segunda. Entenderam?!
Vamos ver uma foto!
.
Tá vendo, são essas duas partes pretas do sapato. =)
Continuando…Essa tendencinha a princípio era masculina mas é claro que caiu no gosto feminino a gente não iria deixar barato e logo ganhamos a versão feminina do calçado e veio pra ficar a gente gostando ou não.
Eu me lembro que no inverno passado os nosso modelinhos femininos deram pinta até em Amparo, ou seja, se chegou aqui gente, sinal que a coisa se alastrou meeessmo! O modelo era sem salto e bem estilo masculino mesmo. Alexandre Herchcovitch lançou um modelo para Melissa com o nome de Joy. Enfim, esse modelinho já viu must-have para o nosso inverno. – Que
inverno?!
.
.
Bom, mas eu tenho certeza de que ainda não fui convincente pra gente adquirir um desses. O estilo é bem liberal mas eu acho que fica mais bonito com as montações mais clássicas e do tipo alfaiataria, acho também que casa muito bem com meia-calça. O que não devemos usar e eu digo NUNCA é com montação esportiva e do tipo despojado demais. Já que fica algo totalmente fora da proposta do calçado.
O que me atrai nesse sapato é que podemos balancear esse calçado de ar masculino com peças mais delicadas como vestidos mais leves, saias evasês, estampas florais. Acessórios vintage deixam o look ainda mais tem-que-ter.
Vamos as fotos. Tem coisa fashionista que a gente tem-que-ver pra crer. Ele já está na minha lista fashionista mas tem cedido espaço para outras prioridades…
.
Me rendi a estes look, não ficaram uma graça?!
E aí? Renderam-se ao charme do Oxford ou vamos pular pra outra?!