Uma vez por mês, vou postar aqui um téti a téti com o profissional da beleza, sim você maquiador! Resolvi criar essa TAG Papo de Maquiador no blog devido aos inúmeros pedidos de dicas e de como lidar com certas situações. Por isso, podem me enviar mais perguntas e ideias no [email protected] pra me ajudar.
Não sei se todas vocês conhecem o que é Vitiligo mas é uma doença caracterizada pela diminuição ou falta de melanina (pigmento que dá cor à pele) em certas áreas do corpo, gerando manchas brancas nos locais afetados. As lesões, que podem ser isoladas ou espalhar-se pelo corpo, atingem principalmente os genitais, cotovelos, joelhos, face, extremidades dos membros inferiores e superiores (mãos e pés). O vitiligo incide em 1% a 2% da população mundial.
Os tratamentos convencionais são longos e geralmente envolvem aplicações de pomadas à base de corticóides, loções e fototerapia (exposição ao sol com uso de substâncias fotossensibilizantes). Raramente ocorre cura definitiva das lesões, pois há áreas que apresentam maior dificuldade de recuperar a pigmentação. Quando o processo afeta mais de 50% do corpo a opção de tratamento pode ser a despigmentação total da pele.
Mais do que a lesão física acredito mais na lesão é emocional. Não é triste, nem alegre ter vitiligo é apenas – DIFERENTE. E hoje olhando a Revista VOGUE edição 40 anos, deparei com a foto da Campanha da Diesel com uma modelo com vitiligo sem maquiagem ou camuflagem. Achei o máximo! Compartilhei com meus amigos maquiadores e descobri que ela fez a Campanha da Desigual também.
A modelo é Winnie Harlow, a primeira modelo com vitiligo da história, para promover a tolerância, a igualdade e o amor incondicional. Com apenas 19 anos, participou do America’s Top Model e já fez desfiles e peças publicitárias relevantes, provando que as manchas em sua pele não a tornam menos bonita.
Trabalhar como maquiador é trabalhar com a autoestima da sua cliente e que em muitos casos ela não ser quer “diferente” ela quer ser igual. Não chamar a atenção daquilo. Ainda não tive a oportunidade de maquiar cliente com vitiligo mas já fiz muitas clientes com manchas mais escuras gigante e a reação delas ao se deparar com o espelho que “aquilo que a faz lembrar todos os dias” por instantes não está mais ali, não faz parte da vida dela é imediata, é como se fosse um passe de mágica que desse essa alegria e transformasse em algo que nunca tivesse existido.
ABORDAGEM
Como tudo na vida pra ser falado precisa ter jeito você pergunta para sua cliente o que ela gostaria de fazer na maquiagem, o que ela imagina sendo maquiada por um profissional. Pergunte primeiro para não causar estranheza com a cliente. Pode ter casos que ela esteja acostumada com a pele desse jeito e prefira somente corrigir levemente. Não vá você falando da necessidade dela pois isso pode ofendê-la. Nunca se esqueça: O preconceito está na nossa cabeça!
PRODUTOS
Graças a tecnologia, o mercado nos proporciona ótimas soluções e que facilitam nossa vida na hora de maquiar mas é claro que você não vai ter uma gama de produtos focada para essa função por conta de custo versus utilidade. Você não vai encontrar nenhuma base com indicação: Ideal para quem tem vitiligo. Mas vai escolher uma base de alta cobertura.
É preciso ter cautela pra usar os produtos e não piorar algo que você foi contratado para melhorar. Conheço duas marcas com produtos fantásticos que podem nos ajudar.
Dermablend Corrective Compact Foundation VICHY (DERMABLEND da Vichy)
Até o momento o produto mais recomendado para cobrir vitiligo é a linha Vichy Dermablend. A base, segundo o fabricante, tem propriedades calmantes de água termal, que proporcionam uma cobertura suave. Sua textura é cremosa e desliza facilmente deixando a pele com um acabamento natural, uniforme e leve. Ela promete hidratação durante todo o dia e possui uma fórmula que garante 16 horas de duração ao desgaste de falhas.
Dermacolor Camouflage (DERMACOLOR da Kryolan)
O Kryolan Dermacolor Creme é também perfeito para uniformizar a pele e cobrir imperfeições, é indicado para esconder olheira acentuada, cicatrizes, manchas diversas, tattoos e espinhas. A linha dispõe de corretivos individuais ou em paletas com variados tons de pele, além de tons neutralizantes. O interessante é que todas as cores do corretivo podem ser misturadas entre si, formando outras tonalidades.
Quando brinco que maquiador não é cirurgião plástico é verdade, não fazemos milagres – ainda rs – mas podemos com carinho e dedicação chegar muito mais próximos do que imaginávamos.