Ele está de volta! Aliás, muitas tendências estão de volta e já filosofamos muito aqui sobre essa coisa de sobe, desce, vem e vai. Me lembro de usar influências camufladísticas exatamente quando tinha 16 anos. Estamos falando do ano…poutz, já se passaram 10???? Bom, há cerca de 10 anos atrás…
Que a estampa camuflada tem origem militar a gente já sabe, agora que dá pra usar esta influência e criar combinações fashionísticas é o que vamos ver agora.
Particularmente, ainda não sei se conseguirei encarar uma peça marcante dessas como uma camisa. Talvez em uma composição mais despojada do que de costume e para não ficar repetindo muito. O que gosto desta influência são os tons e alguns acessórios que puxam para referência sem ficar muito característico, sabe? Calmaí que vou explicar pra vocês.
Vamos primeiro as formas características mas sem fazer a linha Soldadinho de Chumbo.
Casacos
Por ser uma peça marcante e que tende a se destacar no look, a dica mais importante é combiná-lo com uma produção mais neutra, deixando o visual mais equilibrado. Uma ótima opção desse tipo de casaco é o eternizado por Michael Jackson, com ombros bem marcados e abotoaduras. É o tipo de peça que faz toda a diferença no visual e por isso merece um espaço no guarda-roupa.
Calça
A estampa camuflada é marca registrada do visual militar e pode ser usada em calças, combinando com scarpins e tecidos metalizados. Com bom-gosto e ponderação, é possível fazer combinações incríveis com esse tipo de estampa. Outro destaque das calças são as do estilo cargos.
Sapatos
É o tipo de artigo que, por si só, é suficiente para transformar a produção e dar um toque militar. Belas opções são as ankle boots, que podem ter estampa camuflada ou contar com botões que remetem o estilo militar. Os modelos de amarrações também são de causar inveja e ficam ótimos em modelos que contam com várias fivelas.
É claro que não podemos deixar de falar sobre o coturno, que pode seguir a linha tradicional, com coloração preta, ou a ousadia em cores e estampas variadas.
Pra quem gosta de ser um pouco mais discreta e não perder a tendência tá fácil. A cor mais característica do militarismo é o verde oliva. Basta uma peça nesta cor e a gente já começa na frente vivendo a tendência. Casacos com botões duplos, ombreiras, bolsos e utilitários também lembram o militarismo juntamente com um tom de cinza. Eu não sei se vou fazer a linha Rambo e dar pinta de um camuflado totalmente dito a não ser que seja algo que realmente me cative. Se a peça for um pouco pesada não esqueça dos acessórios para dar aquela quebrada e ficarmos femininas. Acho que deixa um visual mais rycoh.
Essa tendência tá fazendo muito sucesso! A referência ao universo militar é muito comum na moda, especialmente no inverno. Não é ato que ela tá aparecendo bastante nos blogs europeus. É uma invasão de looks com estampa de camuflagem e verde militar.