Curioso chamar de trend alert algo que na minha opinião nunca deixou de estar na moda. Ok, talvez a estampa xadrez teve seu auge há uns 2 anos atrás – exaustivo até – e aí então deixou de ser ítem de série para fazer apenas parte do closet das fashionistas que soubessem melhor compor o look sem que ficasse algo country demais.
Pois agora em Nova York, Paris, Milão e Londres o inverno veio como aposta nos desfiles de 2014. Desde as versões mais tradicionais como os famosos tartans, até a estampas digitalizadas com efeito gráfico. Ele veio para esquentar os nossos dias mais frios.
E posso falar? Acho que ele voltou com a questão do quadriculado. Lembra que vimos fortemente na Balmain, Louis Vuitton ? Tenho minhas dúvidas criativas mas acho que foi uma extensão a esta idéia. Bom, ela nunca saiu de moda mesmo, né?
COMO USAR?
Assim como qualquer estampa é preciso cuidado e atenção. Um detalhe sutil pode mudar totalmente a proposta do seu look e desfavorecê-lo. É preciso observar o sentido da estampa. Seguindo o sentido diagonal disfarça áreas delicadas, como barriga e culote. Casacos, agasalhos e vestidos com são bons exemplos. O xadrez horizontal pode ajudar a aumentar o busto, pois passa a sensação visual mais extensa. O xadrez no sentido vertical alonga a silhueta e fica ótimo em calças, saias e vestidos.
COMO COMBINAR?
Assim como a tradicional regrinha da estampa é bacana usar nas partes do corpo que você deseja destacar. O resto deve ser equilibrado de acordo com essa esta primeira escolha! Para não errar, fique com combinações em tons neutros. Para as mais audaciosas, o xadrez fica maravilhoso quando combinado com outras estampas mas é preciso ter cuidado e um olhar clínico para não errar. Uma boa dica é procurar coordenar os tons da peça xadrez com o restante da roupa. Se o fundo do xadrez é preto, use esta cor e suas variantes (cinza e branco, por exemplo) para compor o restante do visual. Aquele truquinho simples que a gente usa para coordenar mix de estampas que já ensinei aqui.
Agora que tal um emaranhado de idéias e de looks que passam longe do estilo “Menina que vai ao Rodeio”? #sejoga