Tudo o que penso sobre micropigmentação

Finalmente decidi escrever sobre um tema que vocês me cobram muito. Não é pra ser polêmico e muito menos semear a discórdia. Falar sobre micropigmentação de sobrancelhas é como questionar um gosto pessoal mas posso garantir que com o meu trabalho e a minha experiência até hoje me garante a seguinte opinião: Sou contra. E ao longo do post vou explicar o porque.

Talvez algumas de vocês ainda não tenham se dado conta mas a sobrancelha é a moldura do rosto. Ela é que ajuda a dar a proporção – mesmo nós sabendo que não temos nenhum lado da face igual ao outro – o profissional habilitado para epilar uma sobrancelha (mais conhecido como designer) tem a função de observar todo o contexto facial, a personalidade da cliente e o seu desejo, a naturalidade da sobrancelha e aí sim criar um desenho proporcional e harmônico.
As minhas clientes me procuram porque gostam do meu estilo de epilar a sobrancelhas. A gente bate um papo antes, me conta como a sobrancelha era ou é, o que gosta para depois usarmos as pinças de fato. Sou a favor de deixá-la na sua versão mais bonita possível, construo um desenho junto com a cliente e ao longo desse relacionamento vamos sempre aprimorando mais.

Em pouco tempo de profissão como designer – 2 ou 3 anos, já nem me lembro – foi algo que me deu gosto. Principalmente quando percebi que era capaz de aprimorar algo que por muitas vezes nem eu acreditava que era possível. Hoje, não subestimo o crescimento de nenhum pêlo. Apesar de cada caso ser único, já presenciei vários acontecimentos bacanas com o que costumo dizer “a resposta do pêlo” pode muitas vezes nos surpreender.

O que tenho vivido é uma necessidade de ser perfeita. Nós mulheres estamos com um perfeccionismo e imediatismo sem igual. O exemplo da mulher ideal hoje é aquela que trabalha, tem tempo pra malhar e se cuidar, é saudável, está com o corpo em dia e acorda praticamente pronta e maquiada. Parece que qualquer simples reparo tem virado um defeito irreparável e  insuportável de conviver. Elas querem se livrar daquilo para logo arrumar um novo reparo a ser feito. E assim segue com a sobrancelha. Uma simples falha que pode ser reparada em segundos com um lápis ou sombra vira um inferno. E aí que entra o “Inferno da Micropigmentação”.

E me permitam me chamar de Inferno porque eu sei o dilema que vocês vivem. O mundo do instagram mostram técnicas inovadoras, soluções maravilhosas, resultados photoshopados e vocês caem direitinho. Sei que algumas de vocês vão me responder: E a técnica “fio a fio”? Calma que chegaremos lá! No texto tudo funciona muito bem. O marketing é bem feito mas a prática muitas vezes é diferente.

 

olhar-Vanessa2-670x377

 

Aqui vão algumas perguntas que fui anotando ao longo dos meus atendimentos.

 

Maquiagem Definitiva e Micropigmentação são a mesma coisa?
Não. A Micropigmentação também é conhecida como Maquiagem Definitiva, porém a técnica foi aprimorada e com novos pigmentos, pra ter um resultado mais natural. Na Maquiagem Definitiva, o resultado é bem parecido com uma tatuagem e depois de alguns anos fica com uma coloração esverdeada ou azulada. Na Micropigmentação, além de usar pigmentos especiais e alguns até minerais que não alteram a cor, trabalhamos com técnicas bem naturais como fio a fio. A penetração, bem como o ângulo da agulha, influencia no resultado final do trabalho de Micropigmentação.

 

A Técnica de Micropigmentação pode ser usada por qualquer pessoa? Há alguma contra-indicação?
Sim, quase todas as mulheres podem se submeter a técnica, sendo contra-indicado para os portadores de diabetes, hemofilia, câncer de pele, herpes labial, alergias, portadores de marca-passo, grávidas e para quem tem propensão a desenvolver quelóides.

 

Quanto tempo leva para realizar o procedimento? 
Depende da técnica, mas geralmente de 1 a 2 horas.

 

Quanto tempo dura uma Micropigmentação? Pode variar de pele para pele?
Uma Micropigmentação pode durar cerca de 2 anos – ou mais porque não sai completamente, depende da pele e dos cuidados que a cliente tenha mas sempre fica um resquício. Isso depende da mão do profissional que dá a profundidade no procedimento assim como o pigmento e a resposta da sua pele ao procedimento.


Os pêlos continuam nascendo normalmente onde foi realizada a Micropigmentação?
A princípio sim, posteriormente não. Os pelos vão ficando mais ralos mesmo com o profissional alertando que deposita a cor na pele e não nos pêlos. A sobrancelha é muito sensível. Até mesmo uma fricção com a toalha pode deixar sua sobrancelha mas rala.  Quem tem pêlos brancos, o recomendável é tingir e não realizar o procedimento.

 

Como se trata de um procedimento com agulha, há algum risco de contrair alguma doença? Como se previnir?
Para evitar qualquer tipo de contaminação é necessário que o material utilizado seja 100% descartável. Antes do procedimento, o profissional deve abrir todo o material na frente do cliente e mostrar que se trata de material descartável.

 

Existe algum risco de dar errado, ou ficar falhado?
Como todo e qualquer procedimento. Sim! O que pode acontecer é que durante o processo de cicatrização cria uma casquinha q não deve ser retirada, pois corre o risco de retirar pigmento e ficar falhado. Com a visita de manutenção em 30 dias, após o procedimento, o profissional fará os retoques, se necessário, para corrigir pequenas falhas q possam ocorrer. Esse seria o risco básico.


Qual a qualificação ou como a cliente pode checar se um profissional está habilitado?
Existe hoje no mercado várias instituições e profissionais na área, mas nada como a prática para levar a perfeição de um profissional. Checar com clientes que já tenham se submetido ao procedimento é uma boa maneira de conhecer o trabalho deste profissional.
É possível retirar um procedimento com a despigmentação? O que é camuflagem?
Então, se você fez um procedimento e não gostou do resultado final devido a cor ou desenho, é possível corrigir com o processo de despigmentação e camuflagem. Você faz uma avaliação para ver quantas sessões serão necessárias. O procedimento consiste na retirada de parte do pigmento, além de ser muito doloroso e caro. Na despigmentação é utilizado o dermógrafo com agulha seca e um despigmentante, após ter retirado parte do pigmento e clareado a região é feito a camuflagem, que é o depósito de pigmento cor da pele caso necessite mudar o desenho.

 

Qual a importância da anamnese na Micropigmentação?
A Cliente responde uma Ficha de anamnese que indicará a possibilidade de fazer a micropigmentação sem riscos a sua saúde. Existem sim, contraindicações e para isso é de extrema importância realizar a anamnese e você ser bem sincera nas respostas. Em seguida será feita uma avaliação, ocasião na qual a cliente exporá sua expectativa e a profissional realizará o desenho da micropigmentação para ser aprovado pela cliente.

 

O que eu tenho visto feito no mercado
Como é algo que está na moda, chovem profissionais que se dizem capacitados para realizar o procedimento. Não tenha preguiça de pesquisar, conhecer bem o trabalho. Saiba quantos anos está no mercado e os resultados dos procedimentos. A escolha do pigmento para a aplicação é muito importante porque as cores podem mudar ao longo do tempo ficando avermelhadas, esverdeadas ou até mesmo acinzentadas. Agora falando em técnicas basicamente conheço 3 técnicas no mercado.

 

Micropigmentação Esfumada
É aquela que simula um sombreamento com lápis ou sombra. Dentre as técnicas considero a mais artificial porque fica quase que totalmente pintada. Ela fica mais artificial porque a agulha usada são com cerca de 3 pontas para dar o sombreamento. É bem mais rápido do que as demais técnicas.

 esfumada

Micropigmentação fio a fio
Nasceu para revolucionar a primeira. Mais demorada pela necessidade de um pouco mais de precisão. Uma ponteira cria a simulação de fios – que na teoria devem ser bem delicados assim como os nossos pêlos – são linhas paralelas que na teoria devem preencher somente os espaços considerados como falhas. Varia muito de profissional para profissional porque nem sempre ficam traços finos e delicados.

fioafio

 

Micropigmentação fio a fio 3D
É a mais delicada que tenho visto. É uma técnica mais inovadora e diferenciada. Os pêlos feitos pelo profissional traz um pouco mais de naturalidade criando uma trama cruzando os pêlos. É o que fica mais próximo a nossa realidade.

 

10915136_805274219563034_5232291260430103112_n

 

Conseguiram observar a diferença de acabamento? Isso que essas fotos passei dias pesquisando para encontrar a melhor versão de todas as opções para mostrar trabalhos bem feitos e exemplificar o que vocês podem exigir no mercado caso realmente decidam realizar esse procedimento. Pense com carinho antes de tomar essa decisão, escolha atentamente o profissional e só realize o procedimento se estiver totalmente segura. Caso contrário, aplicar um lápis e uma sombrinha não faz mal a ninguém.

Tenho pesquisado muitos profissionais e ainda estou aguardando alguns feedbacks e tenham certeza que assim que encontrar vou compartilhar com vocês.

ANNA GLAM

ANNA GLAM

É comunicadora, maquiadora profissional, designer de sobrancelhas e muito apaixonada pelo que faz.

Neste blog você vai encontrar conteúdos sobre beleza, moda, lifestyle e tantas outras coisas que a gente adora falar!

acompanhe a glam
nossos parceiros
logo lindoya verao

CONTINUE NAVEGANDO

tem bastante coisa legal pra você aqui no blog!