Hoje fiz um post especialmente inspirado nas minhas clientes. Diante de tantos atendimentos e de tantas dúvidas comecei a anotar os ítens mais pedidos em nossas conversas na cadeira e resolvi compartilhar com minhas leitoras.
Como passar delineador?
A maior de todas elas a top da top das perguntas é sobre delineador. Seja com lápis, caneta delineadora, delineador em gel, sombra ou “dedo”. Elas querem saber como obter um traço perfeito, preciso, rente aos cílios. Tudo vai depender de como você se adapta melhor ao estilo. O segredo de um delineador perfeito além de treino é mão firme.
Já fiz delineador com várias técnicas. A que mais me ensinou a dar essa mão firme foi apoiar os cotovelos em uma mesa, aproximar o rosto no espelho – puxar o olho tipo japonesa porque eu ainda piscava muito – e fazer traços finos mas ligados entre si pra depois vir e passar uma linha completa. Há quem prefira marcar pontinhos minúsculos na pálpebra pra depois ligar os pontinhos.
Outra forma é aplicar primeiro um lápis preto de ponta fina e depois passar o delineador líquido ou em gel, também dá. Há quem prefira ir fazendo de olho aberto – como costumo fazer hoje – começando pela parte interna e depois externa.
Como fazer o olho gatinho?
Para se ter um olho gatinho é preciso fazer o delineador e depois inclinar a cabeça para trás olhando para o espelho e fazer o tal do puxadinho. Tem gente que gosta de desenhar primeiro e depois pintar. Tem gente que gosta de já ir fazendo o traço como um todo. Isso não importa. Geralmente o pincel reto, ele sai do meio da pálpebra e vai até o ponto final do olho. Aí então quando retornar a posição normal verá o puxadinho. Caso algo fora dos planos aconteça, tenha em mãos um cotonete com um demaquilante e ajuste o traço. Um super truque é começar sempre pelo olho que você tem mais dificuldade. O seu nível de paciência ainda está cheio e copiar o traço no olho que você tem mais habilidade acaba ficando mais fácil. 😛
Como afinar o rosto?
Acho que depois do delineador essa é a segunda pergunta mais pedida. Tudo é uma questão de proporção. A regrinha do esconde e mostra igual da roupa pode ser aplicada a maquiagem. Se você tem uma testa longa é bacana dimimui-la fazendo um leve sombreado. Tudo com um blush ou pó um ou dois tons mais escuros que a sua pele. O segredo disso é esfumar pra não ficar nada marcado. As bochechas são a mesma coisa. Comece lá da extremidade quase que dá raiz do cabelo em direção ao maxilar. Já para o truque do nariz que vocês amam, é só pegar um pincel de esfumar e passar nas laterais esfumando bem e depois não esquecer de iluminar o centro do nariz pra não ficar muito artificial.
Qual a cor de blush ideal?
Existe uma regrinha básica sobre blushes que peles morenas-claras e orientais devem optar por tons mais quentes como pêssego. Já as peles mais clarinhas gostam de tons mais frios como pink e rosa. Peles morenas e negras devem optar por tons vinhos, café e bronze. E a forma de aplicação é sempre dosada, aos poucos e você pode ir aumentando conforme a necessidade. Lembrando que o conceito de blush é pra dar o aspecto de pele saudável e dar uma viçosidade a pele então é bem legal errar pra menos do que pra mais. A forma de passar também é simples. Aplique o produto, bara retirando o excesso e dê um sorriso no espelho. A parte que sobressair é onde precisa de blush. Gosto de aplicar e jogar levemente o pincel para baixo. Deixa super natural.
Como fazer a maquiagem durar mais?
Se você é como eu que precisa de make o dia todo e por vezes já sai logo cedo de casa gosto de passar o primer. Não sou adepta a primer todos os dias, a um BB cream eu sou. 😛 Acho que fica muita coisa na pele pra gente só tira a noite e repetir no dia seguinte e no outro e no outro. Então o BB cream me atende bem e faz pular estas etapas mas voltando a durabilidade o primer veio para este fim. Além é claro de minimizar linhas de expressão, poros abertos. Para o batom durar mais gosto de aplicar um pó solto por cima. Forma uma camada protetora que dificilmente sairá. Sempre aplicando primeiro na parte central do rosto para depois ir para as laterais, testa e queixo.
Como maquiar uma pele oleosa?
Acho que a maioria de nós brasileiras temos a pele oleosa no quesito zona T. Evitar tudo o que for muito oleoso e passar muita base. Produtos em pó são mais bem-vindos. E uma dica pessoal, eu sempre tenho um lenço para aplicar na zona T. Tipo encostar dá uma leve apertada e tira. Depois aplico um pó translúcido ou então retoco a make.
Como usar batom vermelho?
O batom vermelho é o novo ítem sexy e de desejo das mulheres e não é por menos. Deixa qualquer make sem gracinha com uma proposta diferenciada. Para este inverno quanto mais escuro e vinho ainda melhor. O segredo deixar o resto da maquiagem clássica. Gosto de muito rímel e batom vermelho, pronto! O que nos deixa um pouco com receio do batom é a aplicação. A hora do batom é uma hora sagrada. Acho mais fácil fazer um contorno dos lábios com lápis e depois vir com um pincel e aplicar o batom. Com calma. Se preciso, use a mesma dica do delineador. 😉
Como esconder olheiras?
Poderia contar e exemplificar inúmeros casos que vejo no meu face e por aí. Virou tanto uma paranóia esse lance de #zeroolheira que me dá um pouco de medo. Esse lance de corretivo amarelo, verde, vermelho parem de se enlouquecerem! Todo mundo tem um pouquinho de olheira. Eu estava encanada esses dias e aí descobri que é a minha franja que com a luz cria um sombra e tals…passei a me sentir melhor! haha O produto faz juz ao nome, corrigir. E corrigir não significa aplicação de carbox. Para não se ter olheira é bacana ter muitos cuidados com alimentação, beber água, sono legal e uma certa rotina. Escolha um corretivo no tom exato da sua pele. Não é mais claro – porque você não quer iluminar aquele lugar – e não é mais escuro. Utilize pouco produto porque é uma área que acumula e forma aqueles gruminhos feios. Gosto de aplicar com pincel fofo dando leves batidinhas.
Como iluminar e abrir o olhar?
Para abrir o olhar o lápis bege fica mais natural e dá um ótimo resultado. Passe na linha interna do olho. O cantinho lacrimal mais conhecido como ponto de luz também pode ser iluminado com um sombrinha bege. Para o dia eu prefiro as opacas. É um toque sutil. Para abrir o olhar é só depois de passar o lápis bege caprichar nas camadas de rímel.
Curvex: uso antes ou depois da máscara de cílios?
Sempre antes. Se você aplicar a máscara primeiro e usar o curvex por cima do produto, corre o risco de quebrar seus cílios e ter olhos carecas! Então grave a ordem do uso: primeiro curve os cílios e logo em seguida aplique a máscara. Uma dica: se seus cílios não ficam curvados por muito tempo, experimente um curvex térmico e aplique uma máscara a prova d’água! Os cílios ficarão em pé por muito mais tempo.