Em tempos de SPFW e tantas outras semanas de moda internacionais que rolaram por aí existe um termo que já está na boca e no estilo das mais antenadas por aí e se chama: Normcore
Em termos de passarela, hoje percebo que há uma preocupação das grandes marcas não somente de mostrar um conceito. Tenho percebido que o foco é despertar desejo, é despertar uso mas que seja comercialmente funcional ou seja, vendável.
Os looks vieram sim mais modernos, atuais, fortes e com presença na passarela. A originalidade vem com uma pegada cool altamente atrativa para provocar desejo e difusão nas redes sociais gerando um imaginário coletivo de consumo.
Finalmente, na era da informação da atualização vivemos em um meio em que o caminho está sendo ao contrário. Primeiro olhamos para a moda das ruas e depois criamos a passarela com esse “toque” particular. Fomos engolidos pelas fast-fashions. E é esse conceito que volta a passarela. É uma moda mais simplista mas mais universal. É uma moda extraodinariamente feita em tecidos e caimentos mas por outro lado, é um luxo “acessível“. É o estilo acessível e sim, uma roupa popular.
E a palavra Normcore vem um pouco desse conceito. Já é a terceira VOGUE que leio trazendo esse conceito e acredito que ouviremos muito ainda essa palavra. Normcore é um estilo considerado simples mas não banal. É uma maneira mais simples e despretenciosa de se vestir. É como se fosse um exercício de personalidade.
COMO SER NORMCORE?
Nada mais é do que ser você mesmo com um toque fashion. É não se render a peças totalmente fashionistas mas ao mesmo tempo ousar o estilo minimalista. Normcore acredito que seja um movimento dessa nossa década. De pessoas que simplesmente cansaram de ser tendência o tempo todo e que buscam mais o estilo próprio fazendo a linha (isso eu realmente gosto e vou usar!) do que se jogar na primeira trend que vê na frente. É “o que você gosta” mais do que “está usando muito”.
Conheça um pouco do estilo:
E aí, o que achou? Já é naturalmente uma pessoa Normcore ou é o estilo que tem buscado por esse tempo?