Depois da minha bancada de make o meu home office é o segundo lugar do qual fico mais tempo. A concepção de home office é o trabalho profissional desenvolvido em casa. É um conceito de modelo empresarial que tem crescido muito devido ao aumento da terceirização de serviços e ao fato das empresas acreditarem que o profissional consegue ter mais foto no trabalho em casa mas para o cenário ser perfeito é importante conseguir criar um ambiente de trabalho – com cara de trabalho – mesmo que esteja em casa. Isso é bacana porque evita distrações e automaticamente a perda de produtividade.
E nada como deixar o ambiente mais organizado e com a nossa cara. Não é porque é um home office que precisa ter cara de quarto – o que nos induz a preguiça. Assim como não precisa ter a caretice de um escritório normal. Então vem ver quantas ideias do que podemos fazer para deixar o ambiente de trabalho com mais foco e com menos distração.
CAIXAS ORGANIZADORAS
Sou mega fã de caixas organizadas para deixar tudo em seu devido lugar com seu devido tema. Acredito que quanto mais uma mesa limpa mais você tem mobilidade e menos distração. A gente se sente em um ambiente limpo e com liberdade.
GAVETAS
Gosto de organizar gavetas. Até a gaveta da bagunça tem um nome só dela. Gaveta separada por temas com pastas com documentos pessoais e da empresa. Tem gaveta da maquiagem, gaveta de produtos que nunca abri e por aí vai. Seja lá qual for seu ramo de atividade, otimize suas gavetas e deixe as coisas mais feias dentro dela.
MURAL OU LOUSA
Minha próxima aquisição é um painel pra eu colocar todas as referências de uma vez. Eu tiro página de revista, recorto, dobro e fica tudo dentro de uma pasta. Lembrando que o que não é visto não é lembrado, o mural servirá justamente pra isso, pra sempre lembrar que preciso retomar aquilo.
CALENDÁRIO E AGENDA
Eu ainda não sei trabalhar com agenda. Me atrapalho toda, fico carregando na bolsa aquele peso e tenho preguiça de abrir e anotar, transferir e tudo mais. Por outro lado, poderia fazer isso no iphone mas sinto que me perco um pouco por não lembrar de tudo. Nem tanto a tecnologia e nem tanto ao papel. Tenho um calendário onde anoto tudo no dia que vai rolar. Bato o olho e já tenho uma noção de como vai funcionar a semana, se dá pra incluir ou excluir algo. Pra mim funciona assim mas seja lá qual for seu método é importante essa organização.
MESA AMPLA
Acho bacana a gente ter uma mesa ampla pra organizar a vida e pra ter mais espaço pra decorar. 😛
APROVEITE AS PAREDES
A gente fica tão preso a mesa e a gaveteiros que esquece que podemos usar prateleiras, quadros, mural ou até mesmo suportes para papéis na parede. Assim, principalmente se a mesa for pequena, ganhamos espaços aéreos.
O que eu sinto quanto trabalho em casa
Tenho que chamar as vezes um pouco a atenção de quem está comigo alertando que estou trabalhando. Sendo assim, fecho a porta e tento me “isolar” dos acontecimentos em casa. Tem dias que sou muito interrompida do tipo que a nossa atividade pode ter uma pausa de 5 minutinhos para dar um recado ou perguntar alguma coisa ou pra levantar e ir ver o que acontece no outro ambiente. Isso faz com que eu perca a concentração e – quase sempre – demora mais do que os 5 minutinhos de pausa. O trabalho de home office nem sempre é valorizado justamente por ser em casa. Por outro lado o conforto é muito válido, consigo criar um ambiente, arrumado do meu jeito. Além de não enfrentar trânsito, gastos com um escritório – e nem sempre estaria nele. As novas tecnologias nos permitem trabalhar praticamente em qualquer lugar que tenha wi-fi e sinal de telefone.
Sinto que ainda preciso me organizar com relação a horário de trabalho. Apesar de ter a oportunidade de começar a hora que achar mais conveniente consigo chegar em um ponto que mal vejo as horas passarem e extrapolar do horário mas isso é uma adaptação que preciso criar. Cronometrar tempo de trabalho é importante assim como o tempinho de folga também.